Ouço com freqüencia essa pergunta: Afinal de contas, o que é moxabustão?
Um pouco sobre Moxabustão
A Moxabustão “jiú (pinyin)” significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo” é de certa maneira uma acupuntura térmica, normalmente realizada sem agulhas. Faz-se a combustão de uma erva conhecida como Artemísia (seca) que já vem preparada por laboratórios experientes na China.
A idéia surgiu há milênios, considerando a agradável sensação de bem-estar que o fogo proporcionava através do aquecimento á vida nas cavernas frias e úmidas, assim como as curas ocasionais que aconteciam do toque de um carvão ou pedaço de lenha em brasa. Surge então a idéia da cauterização.
O efeito da moxa é semelhante á acupuntura, que age estimulando os acupontos ao longo dos meridianos para estimular a circulação do Qi (energia) e do Xue (sangue), sendo que a moxa estimula com calor.
Há um texto antigo da Dinastia Tang “receitas dos mil ducados” afirma “a pessoa que aplica diariamente ao ponto Zusanli (E-36) estará livre de uma centena de doenças”, nessa época os viajantes e as pessoas querendo defender-se das “energias perversas” do local para onde estavam indo e o seu corpo não estava acostumados as “invasões de vento”relacionada a fatores climáticos.
O calor da moxabustão é extremamente penetrante, bastante eficaz em condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang; o corpo absorve o calor circulando mais rapidamente o Qi (energia) tonificando sua parte Yang do corpo. Vale lembrar aos leitores que o Qi é composto pela energia Yin/Yang (melhor explicado na primeira postagem desse blog).
Nenhum comentário:
Postar um comentário