domingo, 29 de novembro de 2009


Reflexologia ou Reflexoterapia é uma das práticas terapêuticas energéticas, que trabalham a saúde do indivíduo através do estabelecimento de uma boa circulação de energia.
Para a medicina oriental, saúde significa equilíbrio, harmonia.

Os tipos de Reflexoterapia comumente usados são:
_Reflexoterapia podal



_Reflexoterapia nas Mãos e Pés (su jok em coreano)




_Reflexoterapia Auricular (aurículoterapia) sementes, cristais, agulhas ou estimulação elétrica.



Hoje falaremos apenas de Reflexologia Podal
Como é feita a Reflexoterapia Podal?




         Reflexoterapia consiste na aplicação de uma pressão específica em pontos reflexos do corpo. Esses pontos localizados nos pés possuem ligações com os nossos órgãos vitais e por esse motivo quando estimulados previnem e tratam doenças que estão relacionadas a eles.
A Reflexoterapia Podal pode auxiliar no tratamento e cura de inúmeras doenças, mas é de extrema importância consultar um especialista, primeiro para que ele faça uma avaliação inicial . É muito importante o contato do terapeuta com o paciente.
         É nessa conversa inicial que serão detectados os problemas e definidos os pontos de aplicação.
Os resultados serão efetivos após algumas sessões regulares, aconselha-se em torno de dez sessões com uma semana de intervalo entre cada uma.
A Reflexoterapia podal é eficaz no combate a úlceras, gastrites, má digestão, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, no tratamento de infecções, asma e bronquites e constipações. Pode ainda aliviar dores musculares e lombares, torcicolos, artrite, artrose, tendinites e reumatismo.
É um tratamento suave, que pode proporcionar muitos benefícios. Pode concentrar-se numa área, doença ou desconforto em particular como terapia local para o alívio da dor ou como  uma massagem relaxante nos pé que ajudará seu corpo a relaxar e livrar-se de toxinas, stress, cansaço, e angustia.
De maneira simplificada, como isso acontece?

Temos em torno de 70 mil terminações nervosas e vários Meridianos de energia em nossos pés. Aplicando pressão nestes terminais nervosos ocorre um estímulo reflexo que atuará sobre determinado órgão. O Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado através da Reflexoterapia, ativando ou diminuindo a atividade atual para reequilibrá-lo energeticamente.

 






sábado, 21 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Ventosaterapia

A ventosaterapia, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, retira através da sucção os poluentes orgânicos. A pressão negativa gerada sobre a pele através do processo de sucção facilita a eliminação de energia espúria (negativa) do canal, com ação direta sobre as vísceras e suas funções.

O uso da ventosa praticamente caiu em desuso com o desenvolvimento da farmacologia, sendo seu uso quase que restrito aos acupunturistas, em especial sobre o meridiano da Bexiga, sobre os pontos de Assentimento ou "descarga" de energia.

Existem três usos possíveis para as ventosas: a seca, a molhada e a deslizante. E dois tipos podem ser encontrados com facilidade: a de vidro (vácuo por combustão) e a acrílico (vácuo mecânico).
A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, além de melhorar o sistema circulatório, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras síndromes energéticas.
Pode também ser usada nos tratamentos da Fisioterapia/Acupuntura em Estética como auxiliar na redução da celulite e gordura localizada.
Promove o “efeito massagem” que consiste em mover as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, tais como as costas e as coxas auxiliando a movimentação fluxo linfático, reduzindo o edema. Descongestiona os músculos, auxilia o tratamento das adesões e as fibroses.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Falando um pouco sobre Moxabustão





Ouço com freqüencia essa pergunta: Afinal de contas, o que é moxabustão?


 Um pouco sobre Moxabustão


     A Moxabustão “jiú (pinyin)” significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo” é de certa maneira uma acupuntura térmica, normalmente realizada sem agulhas. Faz-se a combustão de uma erva conhecida como Artemísia (seca) que já vem preparada por laboratórios experientes na China.




   A idéia surgiu há milênios, considerando a agradável sensação de bem-estar que o fogo proporcionava através do aquecimento á vida nas cavernas frias e úmidas, assim como as curas ocasionais que aconteciam do toque de um carvão ou pedaço de lenha em brasa. Surge então a idéia da cauterização.  
  
  O efeito da moxa é semelhante á acupuntura, que age estimulando os acupontos ao longo dos meridianos para estimular a circulação do Qi (energia) e do Xue (sangue), sendo que a moxa estimula com calor.






    Há um texto antigo da Dinastia Tang “receitas dos mil ducados” afirma “a pessoa que aplica diariamente ao ponto Zusanli (E-36) estará livre de uma centena de doenças”, nessa época os viajantes e as pessoas querendo defender-se das “energias perversas” do local para onde estavam indo e o seu corpo não estava acostumados as “invasões de vento”relacionada a fatores climáticos.





     O calor da moxabustão é extremamente penetrante, bastante eficaz em condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang; o corpo absorve o calor circulando mais rapidamente o Qi (energia) tonificando sua parte Yang do corpo. Vale lembrar aos leitores que o Qi é composto pela energia Yin/Yang (melhor explicado na primeira postagem desse blog).

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Alguns dos Tratamentos através da Acupuntura






  











   
       

Essa prática milenar trata vários tipos de distúrbios, podemos citar entre tantos tratamentos bem sucedidos na prática clínica da acupuntura as cervicalgias ,dorsalgias e lombalgias( dores que acometem a coluna vertebral) , articulações e inflamações, tais como tendinites, bursites, dores reumáticas, incluindo a fibromialgia,entre tantas outras. A atuação da acupuntura é eficaz nos distúrbios do sono, depressão, nos sintomas do climatério (menopausa e andropausa), também apresenta efeito significativo nas disfunções gastrointestinais, incluindo a enxaqueca relacionada a alterações emocionais.



  















   A atuação da acupuntura é tão ampla que ultrapassa os fins terapêuticos podendo ser utilizada preventivamente no tratamento estético a partir dos primeiros sinais de envelhecimento. A acupuntura auxilia na redução de rugas prematuras, marcas de expressão. Pode ser usada para auxiliar o controle do apetite combatendo a ansiedade que leva conseqüentemente à obesidade, atenua a celulite, trata a acne e melhora e elasticidade da pele.


   O tratamento da face é feito com pequeníssimas e finíssimas agulhas conhecidas como agulhas “Ting”. É importante acrescentar que a acupuntura em estética não tratará somente as questões estéticas, mas também permitirá que o corpo se harmonize de maneira geral trazendo harmonia, saúde e beleza. Não se trata de uma “terapia milagrosa” e sim de um tratamento holístico, que harmoniza o ser com um todo e com o todo a seu redor. Através das várias avaliações feitas durante o tratamento a cada sessão perceberemos a necessidades terapêuticas e o cuidado específico para aquela fase do tratamento. 

   Usamos como auxiliares terapêuticos a Eletroacupuntura, Moxabustão, Terapia Auricular (aurículoterapia) Reflexoterapia Podal (Reflexologia) Ventosas, Massagem Bamboo (Bamboo Massage).


   A Acupuntura atua na prevenção de possíveis doenças com eficácia já comprovada através de livros, trabalhos científicos e de nossa prática, tanto em problemas somáticos (orgânicos) quanto nos distúrbios emocionais. O mais interessante é que essa técnica tão eficaz possui poucas contra-indicações e não promove nenhum efeito colateral, além disso, é um método prático que apresenta resultados rápidos.




Arquivo do blog